sábado, 19 de junho de 2010

DIA DOS NAMORADOS ≠ (diferente)






No dia dos namorados, o Rina, todo romântico, me levou para almoçar em um restaurante bastante tradicional aqui em Tampico. O nome do restaurante é “Por venir”, e sua especialidade é marisco. Comemos, entre outras coisas, “Patitas de jaibas”, umas coisas estranhas que o Rina adora. Na fachada do restaurante tem a seguinte frase: “AQUI ESTÁ MELHOR QUE EM FRENTE”
Da até para pensar que em frente tem outro restaurante, mas não tem. Do outro lado da rua tem o “Panteón municipal” (cemitério da cidade). Imaginem se eu não quis ir passear por lá? É claro que sim. Lembrem-se que a relação dos mexicanos com a morte é muito diferente da nossa. No período de finados, os mexicanos passam três dias e duas noites nos cemitérios. Compartilham as refeições com os parentes que já se foram, inclusive levando a comida que o falecido preferia quando vivo. Tocam instrumentos e cantam músicas alegres. E naturalmente, bebem muita tequila. Também enfeitam suas casas com colares de flores e colocam velas acesas para iluminar o caminho dos mortos que queiram visitar suas famílias. O período é festivo.
Neste dia o cemitério estava calmo, pois não era nenhuma data especial para os mexicanos. De qualquer forma eu fiquei impressionada com o colorido do local. E mesmo sob os protestos do Rina, eu tive que fotografar o local para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário