O México está mesmo completando 200 anos de independência? Há controvérsias.
De fato o padre católico Miguel Hidalgo dá o chamado “Grito de Dolores” no dia 16 de setembro de 1810, mas este era apenas o início de um longo processo de independência, o qual duraria ainda 11 anos. A consumação da independência deste país ocorreu de fato no dia 27 de setembro de 1821, quando o exército “Trigarante” entrou, de forma triunfante, na Cidade do México. Conta a história, que o desfile foi realmente espetacular. As cores predominantes foram o verde, o branco e o vermelho (cores da bandeira Trigarante – hoje são as cores da bandeira mexicana).
Bem, o fato é que o México comemorou o bicentenário nestes dois últimos dias (e de quebra, comemorou também o centenário da revoluação), 15 e 16, e nós, o Rina e eu, vivenciamos o patriotismo deste povo. A maior festa foi realizada no Zócalo, centro histórico da capital (Cidade do México). Foi um belíssimo desfile, que reviveu a história mexicana desde a origem Mesoamericana até os dias de hoje, o qual teve início as 18:00 e terminou pouco depois das 23:00 com “O Grito”, proclamado pelo Presidente Felipe Calderón, seguido do Hino Nacional e uma exibição de fogos de artifício.
O dia 16 foi reservado para o desfile militar. O mesmo esteve grandioso! Além das tropas mexicanas, pelotões de outros 17 países convidados se exibiram no Zócalo. Foram eles: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Honduras, Colombia, El Salvador, Estados Unidos, Espanha, França, Guatemala, Nicaragua, Russia, Perú e Venezuela.
Por medidas de segurança, o aeroporto internacional, foi mantido fechado entre 9:00 e 13:00 horas, neste dia.
O Rina, eu e alguns amigos mexicanos, acompanhamos o “Grito” através de um telão, no salão de festas do restaurante 360. Fiz uma filmagem – que não está lá essas coisas – porque realmente é um momento histórico, e ainda que eu tenha certeza que nunca vou me esquecer disso, achei melhor registrar. Vai que um dia a memória falha...
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário