segunda-feira, 22 de março de 2010
LOS VOLADORES DE PAPLANTA
Depois de deixarmos a bagagem no hotel em Poza Rica, cidade que fica a 11 km do Tajín, (porque 3 semanas antes do evento, já não havia mais lugar nos hotéis de Paplanta) fomos direto para o centro de Paplanta. Lá assistimos, pela primeira vez, a dança dos “voladores”.
No dia 30/09/2009 a UNESCO declarou “LOS VOLADORES” de Paplanta como patrimônio cultural da humanidade. Desde então, este passou a ser o 1º patrimônio histórico vivo do México.
Os voadores são índios Totonacos que realizam esse ritual tradicional da sua civilização (dança dos pássaros). São muitas as lendas que explicam o seu início, então nem cabe aqui eu tentar explicar isso. – Deixo como um desafio de pesquisa para quem se interessar pelo assunto. - Neste ano de 2010, eles foram os grandes homenageados na festividade da XI edição do “Cumbre Tajín – Festival de la Identidad” que trouxe por subtítulo “Una celebración de Altos Vuelos” (referindo-se aos voadores).
Nas fotos: os voadores, a praça central de Paplanta, o Rina e eu com um dos voadores, e euzinha tentando subir no poste de 30 metros.
No vídeo: o "voo" foi bastante compactado por nós, pois, como todo bom ritual, é bem demorada a apresentação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Daniela e Malachias, bonito passeo, gostei das fotos e comentarios.
ResponderExcluirSantana.
Olá, Santana.
ResponderExcluirObrigada pelo recadinho.