segunda-feira, 22 de março de 2010

VIAJANDO NA CULTURA


Fomos viajar neste final de semana. Foi uma verdadeira imersão cultural neste país tão desconhecido para nós. Começamos a desvendar um México rico na sua história, plural e diverso nas suas paisagens, e principalmente, intrigante e mágico no cultivo das suas tradições. Reconheço desde já, a minha impotência para mostrar com fidelidade tudo o que foi visto, ouvido e sentido nestes dois dias. Fica então a promessa de, aos poucos e em várias postagens, compartilhar uma parte do que o Rina e eu conseguimos “aprisionar” em fotos, vídeos e investigação (feitas por conversas casuais, perguntas objetivas, leituras de folders, livretos explicativos das apresentações...).
Saímos as 7:30 no sábado, rumo à cidade de Papantla no estado de Veracruz (+ ou - 260 km de distância de Tampico). O nosso objetivo era participar do ritual do equinócio na zona arqueológica El Tajín.
Lá pelas 9 horas, paramos em um lugarzinho típico de beira de estrada para comer. A especialidade do lugar era carneiro. Sopa de carneiro, tacos de carneiro, tudo de carneiro. – Na foto, o carneiro cozido na panela, com o osso da cabeça inteiro.
“O lugar é bem simples, mas o carneiro é muito bom. Eu recomendo.”

*equinócio = noite igual – ou seja, o momento do ano em que o sol está exatamente sobre a linha do equador e por isso a duração do dia é igual à duração da noite sobre a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário