sexta-feira, 9 de julho de 2010
TEOTIHUACAN
Teotihuacan é mais um dos inúmeros sítios arqueológicos tombados como patrimônio histórico pela UNESCO, existentes no México. Está localizado a 40 km de distância da capital, no município de San Juan.
De acordo com a lenda local (compactada com as minhas palavras), há aproximadamente 600 anos a.C., os deuses se reuniram na praça central do então povoado, para criarem o sol e a lua. Definiram que dois dos deuses teriam que sacrificar a própria vida, jogando-se em uma fogueira. E aconteceu que o deus mais bonito se ofereceu para ser o sol e como ninguém se oferecia para ser a lua, o deus mais feio se colocou a disposição. O primeiro a jogar-se no fogo se transformaria no sol, então o deus mais belo aproximou-se, mas teve medo e recuou. Voltou a tentar, mas desistiu, isso por quatro vezes. Cansados de esperarem, pediram ao outro deus que se jogasse. O deus feio obedeceu, e assim transformou-se no sol. De tanta vergonha que sentiu, o deus bonito jogou-se em seguida, e assim transformou-se na lua.
Moral da história; é pela feiura do deus sacrificado, que ninguém consegue olhar diretamente para o sol; e é pelo aspecto atrativo do outro deus, que a humanidade se põe diante da lua a admirar sua beleza inspiradora.
Subir nas pirâmides, não é nada fácil. Mas como fomos lá para isso, subimos nas duas. A primeira foi a do sol, na qual se pode subir até o topo; depois subimos a da lua, na qual a subida é parcialmente permitida, por motivo de desgaste.
No filme “Frida Kahlo”, ela e o Trotsky (marxista e revolucionário bolchevique) sobem juntos na pirâmide da lua e lá se sentam para descansar e conversar. Imaginem se eu não ia sentar lá também...
O Rina e eu tiramos muitas fotos do local, mas como no blog o máximo de fotos por postagens é de cinco, escolho algumas para compartilhar aqui. Incluí a foto da praça central, que fica bem em frente à pirâmide do sol, na qual eu me sentei para pensar, como os deuses fizeram a mais de 2600 anos. É realmente emocionante estar em um lugar de tamanha beleza e tamanha riqueza histórica, construído há tanto tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário