terça-feira, 10 de agosto de 2010
COMIDA TÍPICA
“Tortilla” com alguma coisa dentro, vira “Taco”. “Tortillas” são feitas de “harina” ou de “maíz”. “Harina” quer dizer de farinha de trigo e “maíz” de farinha de milho. O sabor de uma e de outra, é completamente diferente, mas ambas são boas. Com churrasco, se come as “tortillas de harina”. As “quesadillas”, “tortillas” recheadas com queijo, também são as de “harina”. Meus tacos preferidos são: “al pastor” – “tortilla” recheada com carne de porco, cebola, abacaxi e “cilantro”. (“Cilantro”, eu acho que é coentro. Não tenho certeza, mas se “cilantro” for um tempero que tem uma folha muito parecida com a salsa, é isso.) Aqui se usa muito “cilantro”. É o tempero base para tudo. Também me encanta o taco de “Barbacoa”, que é feito da carne da cabeça de algum animal. Geralmente, aqui no norte do México, é feito da carne da cabeça do carneiro.
Bem, os “tacos” são “tortillas” dobradas, tipo pastel, e consumidas com as mãos.
Além dos tacos, eu adoro o “guacamole” (abacate esmagado com cebola e tomate picados, temperado com sal e limão). Também se come “frijoles”, algo parecido com tutu de feijão. Pode ser preto ou marrom. Ainda tem o “Tamal”, tipo uma pamonha, feito de farinha de milho, mas embrulhado na folha de banana e não na de milho como no Brasil.
Os “ostiones”, também são uma especialidade mexicana. Sobre estes, já falei aqui que o Rina adora. Provei uns gratinados com queijo. Bem melhores que os “naturais”, que não passam de crus mesmo. E não posso deixar de falar do “mole”. Ahhh, o mole. Está no filme da Frida. Picante, porém saboroso. Cheira a México.... Tem cor de México.... Sabor de México.
Tudo é servido com guarnição de molhos apimentados. Fica no gosto de cada um usar os “molinhos”, ou não.
Realmente se come muito bem no México. Ainda bem que com alimentos, eu não tenho trauma algum. Bom, até que eu queria ter algum trauma, assim não estaria tão gordinha....rsssss
* Na foto do “taco al pastor”, sem cilantro, a tortilla mais branquina é a de harina e a mais amarelinha, de maíz.
* A “saladinha” de cenoura, cebola e pepino, é pura pimenta....arde até os pensamentos.
* O prato completo, chama-se “Carne a tampiqueña”. Nele, podem-se ver os “frijoles” e o abacate, que é um dos alimentos base por aqui. (Olha as “tortillas” para acompanhar, é como o pão no Brasil; cai bem com qualquer comida.)
* É claro que algumas vezes nós comemos umas coisas menos estranhas. Olha que delícia de camarões... hummm Esses são do meu restaurante preferido. O Chinês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário