sexta-feira, 30 de abril de 2010

ASSUNTOS DA SEMANA

Hoje é o dia das crianças aqui no México e dia 10 de maio é o dia das mães (data fixa), logo no dia 15 é o dia dos professores.
Falando em datas comemorativas, contei para vocês que a sexta-feira Santa e a páscoa, aconteceram na mesma data do Brasil? Meio óbvio, não é?Afinal é uma data Cristã e cristãos existem em todo o mundo. Mas o diferente da páscoa ficou mesmo por conta dos chocolates. Como por aqui não há esse costume de presentear os outros com ovos de chocolate, pela primeira vez eu não ganhei um ovo de páscoa. Tudo bem, ao menos não sofri a tentação dos mercados invadidos pelos ovos de papel colorido e tampouco tomei o habitual susto ao conferir os preços.
De qualquer forma o assunto principal da semana aqui, não foi o dia das crianças, mas sim a lei, promulgada esta semana pela governadora Jan Brewer. A nova lei, permite que a polícia do Arizona prenda qualquer pessoa quando exista uma "suspeita razoável" de que esteja ilegalmente no país e ao mesmo tempo, penaliza quem transportar ou der emprego a uma pessoa sem documentação legal. (ou seja: uma imigração ilegal passa a ser crime). Vários artistas latinos como Shakira, Rick Martin... já se pronunciaram contra a lei. Falam de xenofobia, racismo, discriminação... Para o México, em especial, a lei representa um enorme “perigo”, pois 27 milhões de mexicanos (entre legais e ilegais) residem nos Estados Unidos e se uma parte deste montante regressa ao país, não haverá mercado de trabalho passível de suportar tal demanda. Além disso, quem vive lá, manda bastante dinheiro para cá. E com toda certeza, ninguém tem interesse em abrir mão destes dólares por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário